O Colégio Tancredo Neves tem como missão a EXCELÊNCIA em Educação, através do desenvolvimento
contínuo do processo de educar, transformando crianças em adultos preparados para o mundo atual.
Acreditamos na educação como formadora de um mundo melhor, através da valorização do caráter e da formação de seres humanos
com pensamento crítico, pautado no desenvolvimento de referências positivas, valores e competências que os preparem para os
diferentes desafios do mundo.
Acreditamos em um futuro melhor, porém acreditamos ainda mais na capacidade de criá-lo através do processo transformador da
educação.
A Educação Infantil no Colégio Tancredo Neves tem como missão estimular e coordenar o desenvolvimento cognitivo, motor
e sócio afetivo das crianças, com o diferencial de garantir o início e avanço do processo de alfabetização ainda nesta fase,
proporcionando bases sólidas para o conteúdo do Ensino Fundamental I.
Com um ambiente acolhedor e inclusivo, proporcionamos às crianças habilidades de vivência em grupo, trabalhando relações interpessoais
com os colegas, os professores e o ambiente educacional, favorecendo temas como: “reconhecimento e respeito de limites”, “aprendendo a
dividir”, “aceitação e respeito sobre perder e ganhar”, “gosto pela leitura” , entre outros.
Nossos alunos também contam com o trabalho de promoção da Alimentação Saudável, com o apoio de nutricionista, favorecendo a ambientação
no momento da refeição através do desenvolvimento de habilidades motoras, orientação sobre o comportamento à mesa, além de conscientização
sobre o consumo de alimentos saudáveis e o combate ao desperdício.
A Educação Infantil do Sistema Etapa é comprometida com a formação integral da criança. Elaborado por especialistas dedicados
exclusivamente à educação, o material apostilado é atualizado conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - e atende à realidade
e às necessidades do educando, auxiliando no seu processo de formação.
As apostilas para este segmento são entregues em 8 distribuições e possuem formato diferenciado, apropriado às fases iniciais da
infância, o que fornece apoio indispensável às atividades realizadas em aula. Elas trazem ícones que identificam os eixos cognitivos
relacionados a cada campo de experiência envolvidos em cada matéria, e trabalham conteúdos de forma gradativa, apresentando e retomando
conceitos e habilidades numa linha de aprendizado dinâmica que se torna interessante e desafiadora para o aluno.
Os conteúdos pedagógicos são transmitidos por meio de um variado conjunto de experiências que, aliados à exploração de ambientes
diversos e à interação com o dia a dia comunitário, consolidam as competências fundamentais para os estudos nas séries posteriores.
Os recursos digitais estão inseridos no material para estimular a curiosidade e o envolvimento do aluno nas atividades de classe e
junto à sua família, de modo a levá-lo a ser um agente participativo em seu meio. Com uso simples e intuitivo, os recursos digitais
também permitem acompanhar o progresso da criança de forma próxima, tornando o dia a dia educacional mais um elemento de integração
familiar.
Apostilas de tamanho e formato generosos (A3), com uma atividade por página, imagens grandes e ilustrações de traçados grossos.
Folhas de maior espessura e tamanho exclusivo, para o melhor manuseio pelas crianças nessa faixa etária.
Folha de abertura com tema que possibilita atividades envolvendo artes, dramatizações, músicas, etc.
Matemática: contagem, noção de quantidade, formas geométricas e percepção visual de cores.
Leitura e Letramento: estimula a aprendizagem e o gosto pela leitura.
Descobertas: compreensão do mundo em que vive.
Movimento: desenvolve as habilidades necessárias para a escrita e atividades de coordenação motora ampla e fina.
Datas comemorativas: conhecimento de datas importantes no Brasil e no mundo.
Apostilas divididas em unidades com páginas de abertura, que possibilitam projetos pedagógicos.
Início do ensino de Inglês a partir da Educação Infantil III.
Matemática: retomada e ampliação da contagem, reconhecimento de números, quantidades e geometria.
Leitura e Letramento: contatos com os signos escritos. Relato oral de experiências, recontagem de fatos e histórias, produção de textos coletivos.
Descobertas: conceitos básicos de Ciências, História e Geografia. Estudo de hábitos de higiene, corpo, plantas, animais, ambiente, entre outros.
Artes: desenvolvimento da expressão, equilíbrio, autoestima, autoconhecimento e integração social.
Inglês: situações e palavras simples escritas e pronunciadas.
Movimento: desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla e esquema corporal.